Por Que as Pessoas Não Compram por Razões Lógicas, Mas Sim por Razões Emocionais? - Jane Hansen

Por Que as Pessoas Não Compram por Razões Lógicas, Mas Sim por Razões Emocionais?

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Por Que as Pessoas Não Compram por Razões Lógicas, Mas Sim por Razões Emocionais?

Vendedores costumam encher os clientes com informações que destacam a importância da empresa e a qualidade de seus produtos, na tentativa de convencê-los de que é a melhor opção. Mas, no fundo, as pessoas não compram apenas por razões lógicas; elas compram por razões emocionais. Neste artigo, vamos explorar por que isso acontece e como você pode usar esse conhecimento para melhorar suas estratégias de vendas.

A Influência das Emoções nas Decisões de Compra

As decisões de compra não são tomadas apenas com base em lógica e razão. Embora os consumidores considerem cuidadosamente as ofertas, propostas e benefícios, essas informações servem apenas como base para a decisão final. O que realmente impulsiona a compra são as emoções.

  • Perguntas de Consciência: Quais emoções estão influenciando minhas decisões de compra diárias? Que consciência eu posso acessar hoje, que vai me dar total clareza sobre as escolhas que são verdadeiras para mim? Que escolhas eu posso fazer hoje, que me permitirão acessar consciências que eu nunca acessei ou reconheci antes por não estar presente ? O que eu posso escolher hoje que eu nunca escolhi antes?

A falta de consciência diante das emoções moldam nossas percepções e nos levam a agir de maneira impulsiva e no piloto automático. Por exemplo, o medo de perder uma oportunidade, a ganância de obter mais benefícios, o orgulho de fazer uma escolha inteligente e a vergonha de parecer estúpido são emoções que frequentemente influenciam nossas decisões de compra.

Principais Emoções que Influenciam Compras

  1. Medo: Leva as pessoas a pensar que, se não tomarem a decisão naquele momento, perderão algo importante.
  2. Ganância: Faz com que as pessoas acreditem que a decisão de compra resultará em grandes recompensas.
  3. Orgulho: Impulsiona as pessoas a tomar decisões que as façam parecer inteligentes e superiores aos demais.
  4. Vergonha: Evita que as pessoas façam escolhas que as façam parecer ignorantes.
  • Reflexão: Como essas emoções têm influenciado minhas próprias decisões de compra? Que consciência e clareza tem aqui que nunca reconheci antes, que se reconhecesse, criaria uma vida mais grandiosa?

Os vendedores têm a capacidade de ativar essas emoções, levando os clientes a se sentirem inteligentes e recompensados por tomar a decisão de compra.

Mudando Estados Emocionais

Para influenciar as decisões de compra, é crucial que os vendedores entendam as crenças dos clientes. As emoções são ativadas com base nas crenças e percepções dos clientes. Por exemplo, se uma pessoa vê uma amiga como concorrente, as emoções de medo e inveja podem surgir na hora da compra.

  • Pergunta de Consciência: Quais são as crenças que estão moldando minhas emoções e decisões? Que ação eu posso escolher ser hoje que vai me levar mais perto do futuro e da realidade que eu desejo criar?

Ao entender as crenças subjacentes, os vendedores podem criar estados emocionais que impulsionam a tomada de decisão. Isso envolve mais do que apenas reconhecer o estado emocional atual do cliente; envolve compreender as crenças que avaliam essas emoções.

Qual Emoção Faz as Pessoas Agirem?

Vendedores eficazes pesquisam cuidadosamente seu público-alvo para entender quais emoções são mais relevantes. Ao fazer isso, eles podem adaptar seus discursos de vendas para apelar diretamente a essas emoções.

  • Reflexão: Como posso usar minhas emoções para tomar decisões mais conscientes e alinhadas com meus objetivos? Qual é o presente que tem por detrás disso estando em total permissão e consciente de minhas emoções?

As razões emocionais devem ser cuidadosamente exploradas e usadas para provocar mudanças de expressão e gatilhos emocionais nos clientes. Informações são importantes, mas o impacto emocional dessas informações é o que realmente faz a diferença.

A Importância da Informação e do Efeito Emocional

Embora a informação seja crucial, o efeito emocional que ela tem sobre as pessoas é o que realmente diferencia uma venda bem-sucedida. Quando se está presente e consciente, as emoções são acionadas, as pessoas são mais propensas a agir favoravelmente em relação à empresa.

Agora que você entende melhor como as emoções influenciam as decisões de compra, pratique essas dicas para estar sempre presente diante de suas emoções e ações coerentes e alinhadas a sua escolha e objetivos.


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